quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Windows agora é touch

Há quem diga que sete é um número mágico, capaz de fazer milagres. Superstição à parte, a sétima edição do Windows já está disponível para testes e tem pela frente a missão de acabar com o mal-estar causado pelo atual sistema da Microsoft, o Windows Vista. O desafio não é fácil: muita gente torceu o nariz para o Vista e voltou para o XP. A cópia beta do Windows 7 chegou oficialmente no início deste mês e está na web, para quem quiser baixar, instalar e experimentar. Quais os principais recursos? O que muda? Você vai conseguir se habituar?

Para responder a essas questões, o caderno Informática experimentou o novo sistema e convidou especialistas para fazer o mesmo. Os jornalistas José Antônio Ramalho e Benito Piropo, encabeçam o grupo, que conta também com o coordenador do curso de sistemas da informação, Marcelo Franco Porto, e o professor de tecnologia de banco de dados Alex Borges, ambos da PUC Minas. O administrador de redes Francisco Pegoraro e o gerente de tecnologia Manuel Landeiro completam o time. Saiba quais foram as primeiras impressões.

Mais ágil - Ainda é só uma versão beta. Mas o Windows 7 não decepcionou quem experimentou. Nova cara para velhos recursos, algumas novidades e, sobretudo, mais agilidade e simplicidade. Essas são as principais conclusões iniciais. Cercado de expectativas, o 7 teve até cópia pirata vazando nas redes do sistema Torrent (software para troca de arquivos on-line), dias antes do anúncio oficial da versão de testes, na Consumer Electronis Show (CES), em Las Vegas (EUA), no primeiro final de semana de janeiro.

Quando a Microsoft divulgou que o novo sistema estaria disponível para download no site www.microsoft.com/windows7 na sexta-feira (dia 09), a quantidade de acessos foi tão grande que o servidor não aguentou e a empresa precisou tirar o link do ar - apenas liberando de volta no sábado (dia 10). Não dá para saber se o Vista é assim tão odiado, ou se as pessoas realmente estão curiosas quanto ao 7 - mas, entre as promessas mais tentadoras, estava a natividade de recursos específicos para telas sensíveis ao toque.

E a empresa cumpriu: quem tem um notebook tablet pode experimentar o sistema já preparado para o toque, como muitos acreditam, será a nova fronteira na computação pessoal. Ferramentas como o teclado virtual, que se abre facilmente para digitação direta na tela, ou a possibilidade de sacudir uma das janelas abertas para minimizar as outras visam agilizar a experiência de quem já toca a tela do computador. No Brasil, alguns notebooks da HP oferecem o recurso multitouch.

Mas, se você ainda não tem um equipamento desses, não precisa ficar chupando dedo. É possível experimentar o Windows 7 à maneira clássica, com os bons e velhos mouse e teclado. Nesse caso, a mudança, a princípio, não é tão radical, com relação ao Vista. "É um Vista melhorado", define Marcelo Franco Porto, coordenador do curso de sistemas de informação da PUCMinas.

Porto também leciona a disciplina Interface homem-máquina e acredita que o principal mérito do Windows 7 é a organização: "Você tem opções de customizar a interface, não somente a seu gosto, mas também de acordo com suas tarefas". Ele cita o recurso Jump List, que permite listar os arquivos mais usados, acessíveis a dois cliques. "Não importa a categoria - pode ser documento de texto, música, planilha, o que for", exemplifica.