quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Qualidade de Software exige pós-graduação

Por trás do desenvolvimento de softwares, ainda o forte do mercado de TI em Pernambuco, há atividades que muita gente nem imagina. A do profissional de Qualidade de Softwares é uma delas, conhecida internacionalmente como SQA (Software Quality Assurance). É a pessoa que vai se preocupar com todos os aspectos que possam interferir no desempenho de um produto, desde a melhoria de processos usados para confeccioná-lo até as revisões técnicas para prevenir eventuais defeitos.
A consultora em Qualidade de Software do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Teresa Maciel, salienta a importância do profissional num momento com a maior cobrança por produtividade pelas empresas. Segundo ela, o ideal é fazer uma graduação em TI, como Engenharia de Softwares, e buscar uma pós-graduação em melhoria de processos de softwares.
A professora cita como exemplo o mestrado em Gestão da Qualidade de Software para da Faculdade Boa Viagem (FBV), estruturado por ela. “É um mercado emergente. Passei um bom tempo coordenando a área no CESAR e tínhamos muita dificuldade de achar pessoas com esse perfil pronto”, lamenta.