
A previsão é de que o comércio eletrônico no Brasil movimente R$ 8,5 bilhões até o final de 2008, segundo projeção da E-bit Informação. Com esta estimativa, ganha quem investir na carreira de gestor de e-commerce. O profissional é responsável por gerenciar toda a área de comércio eletrônico de uma empresa, com um conhecimento que vai da tecnologia ao marketing.
“O marketing para comércio eletrônico é específico, porque o público que compra pela internet é diferenciado, mais exigente e com renda elevada. É um usuário muito ativo. Então o profissional tem que entender que a loja virtual precisa estar nas primeiras páginas dos sistemas de busca, porque esse cliente não vai procurar demais”, exemplifica o consultor de e-commerce, Cláudio Fellus.
Graduado em Engenharia, com especialização em Administração e mestre em Economia na Inglaterra, Fellus criou a primeira especialização para o setor no Estado e no Brasil, em 2002, que hoje não existe mais. Para ele, é importante, além de um curso em TI, uma pós-graduação, que, por enquanto, só existe em São Paulo e Santa Catarina.