Neste último final de semana, Recife foi palco da terceira etapa do World Cyber Games (WCG) Brasil 2008, uma das maiores competições de jogos eletrônicos de todo o mundo. Os confrontos aconteceram em três jogos - Counter Strike (CS), FIFA Soccer 2008 e Need for Speed: ProStreet - com participação de 85 jogadores. Foram classificados uma equipe com cinco membros de CS e mais um jogador de cada um dos outros dois games para a final brasileira do campeonato. Os campeões nacionais seguirão para a final mundial, que será realizada na cidade de Cologne, Alemanha, de 5 a 9 de novembro.
As partidas de Counter Strike foram realizadas na lan house Safira Informática, enquanto os jogos de FIFA 2008 e Need for Speed aconteceram na loja Eletro Shopping, no Shopping Tacaruna. Por ser um game mais antigo e tradicional nas grandes competições, a rivalidade também foi maior no Counter Strike. Campeã das etapas pernambucanas de anos anteriores do WCG, o time Immortality resolveu participar este ano concorrendo em Natal, o que deixou o caminho mais livre para outros clãs chegarem à desejada final nacional. “Queríamos um desafio diferente, enfrentar times que não estamos muito acostumados a jogar contra”, explica o membro do Immortality, Sidney Araújo.
O campeonato, que é promovido pela Samsung, também serviu como forma de reunir amigos que não jogavam CS há um bom tempo, como foi o caso dos membros do Highlanders (HS) , principal clã de Pernambuco até cinco anos atrás, ganhador de pelo menos um campeonato nordestino. “Estávamos sem jogar direito há mais de três anos, participamos deste campeonato só pela diversão e para vermos como nos saíamos agora, depois de tanto tempo. Levamos um choque de realidade, mas foi legal”, comenta o membro do HS Paulo Edison, logo após seu time perder de 16 x 0 do estreante em campeonatos Eternity.
Ao final da competição pernambucana, a equipe Lit sagrou-se campeã em Counter Strike com os membros Fernando Costa, Klayson Luiz, Lucas Guedes, Paulo Vitor e Nilson Nigro, todos na faixa dos 18 aos 20 anos. Gustavo Semeão Anastácio, 20, ficou em primeiro no FIFA 2008 e Danilo de Souza Barros, 22, venceu no Need for Speed: ProStreet. O detalhe é que Danilo é baiano e resolveu vir até Pernambuco disputar a vaga. Ele também já é veterano de WCG, tendo vencido a final mundial e conquistado a medalha de ouro no ano de 2005, em Cingapura. A premiação para os campeões da etapa pernambucana é a viagem e a hospedagem para participar da final brasileira, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, em São Paulo.