sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pernambuco recebe etapa do World Cyber Games

Neste último final de semana, Recife foi palco da terceira etapa do World Cyber Games (WCG) Brasil 2008, uma das maiores competições de jogos eletrônicos de todo o mundo. Os confrontos aconteceram em três jogos - Counter Strike (CS), FIFA Soccer 2008 e Need for Speed: ProStreet - com participação de 85 jogadores. Foram classificados uma equipe com cinco membros de CS e mais um jogador de cada um dos outros dois games para a final brasileira do campeonato. Os campeões nacionais seguirão para a final mundial, que será realizada na cidade de Cologne, Alemanha, de 5 a 9 de novembro.
As partidas de Counter Strike foram realizadas na lan house Safira Informática, enquanto os jogos de FIFA 2008 e Need for Speed aconteceram na loja Eletro Shopping, no Shopping Tacaruna. Por ser um game mais antigo e tradicional nas grandes competições, a rivalidade também foi maior no Counter Strike. Campeã das etapas pernambucanas de anos anteriores do WCG, o time Immortality resolveu participar este ano concorrendo em Natal, o que deixou o caminho mais livre para outros clãs chegarem à desejada final nacional. “Queríamos um desafio diferente, enfrentar times que não estamos muito acostumados a jogar contra”, explica o membro do Immortality, Sidney Araújo.
O campeonato, que é promovido pela Samsung, também serviu como forma de reunir amigos que não jogavam CS há um bom tempo, como foi o caso dos membros do Highlanders (HS) , principal clã de Pernambuco até cinco anos atrás, ganhador de pelo menos um campeonato nordestino. “Estávamos sem jogar direito há mais de três anos, participamos deste campeonato só pela diversão e para vermos como nos saíamos agora, depois de tanto tempo. Levamos um choque de realidade, mas foi legal”, comenta o membro do HS Paulo Edison, logo após seu time perder de 16 x 0 do estreante em campeonatos Eternity.
Ao final da competição pernambucana, a equipe Lit sagrou-se campeã em Counter Strike com os membros Fernando Costa, Klayson Luiz, Lucas Guedes, Paulo Vitor e Nilson Nigro, todos na faixa dos 18 aos 20 anos. Gustavo Semeão Anastácio, 20, ficou em primeiro no FIFA 2008 e Danilo de Souza Barros, 22, venceu no Need for Speed: ProStreet. O detalhe é que Danilo é baiano e resolveu vir até Pernambuco disputar a vaga. Ele também já é veterano de WCG, tendo vencido a final mundial e conquistado a medalha de ouro no ano de 2005, em Cingapura. A premiação para os campeões da etapa pernambucana é a viagem e a hospedagem para participar da final brasileira, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, em São Paulo.