sexta-feira, 25 de julho de 2008

Aprenda a fazer um HD externo

O sucesso atual dos discos rígidos externos no Brasil é bastante creditado à presença das gavetas de HD. Por um preço bem mais baixo, chegando até à metade do valor de um HD externo fechado, o kit composto por gaveta e HD tradicional agrada aos que querem ter essa opção de aparelho sem precisar gastar muito para isto. Por R$ 120 pela gaveta e mais R$ 170 por um disco rígido tradicional, você já pode, facilmente, montar uma unidade de armazenamento de 250 GB para transporte ou backup de arquivos.

1.
Veja neste tutorial como funciona o processo de montagem simples de uma gaveta de HD. Todos os itens inclusos neste guia vêm juntamente com o kit da gaveta (componentes, parafusos e chave de fenda). Exceto o disco rígido e as dicas, que foram cedidos pela assistência técnica da Infohouse.

2. Para iniciar a montagem, retire a bandeja da gaveta. Nela estará presente uma pequena placa de sistema e os conectores para o HD. A conexão do cabo de dados e de energia é simples e segue o mesmo padrão dos HDs internos. As duas entradas são diferentes entre si, cada uma conectando apenas no seu respectivo lugar. É bom lembrar que você deve adquirir a gaveta e o HD do mesmo padrão. Disco IDE com gaveta IDE e disco SATA com gaveta SATA.

3. O próximo passo é fixar os parafusos na parte inferior da bandeja. Isto deixará o HD corretamente instalado e travado no lugar certo, evitando trepidações, que podem danificar o equipamento.

4. Uma vez fixados os parafusos na parte inferior da bandeja, chegou a hora de colocá-la juntamente com o HD para dentro da gaveta. Basta empurrá-lo para dentro do espaço, acomodando corretamente os cabos internamente e depois aparafusando o case.

5. A ligação externa da gaveta com o computador é feita pela USB ou entrada E-SATA. A energia é fornecida por um cabo de força que acompanha o kit e pode ser ligado no próprio estabilizador do computador. As velocidades oferecidas, tanto pela ligação USB como pela porta E-SATA, são bastante satisfatórias.

6. Para quem ainda quiser maior facilidade, existem também as gavetas de HD externo que usam discos rígidos de notebooks como unidades de armazenamento. Menores (pouca coisa mais larga e comprida que uma carteira de cigarros, mas mais fina que ela), elas ainda consomem menos energia que as gavetas tradicionais e podem ser alimentadas apenas pela porta USB do computador. Até a montagem é mais simples, basta você plugar o HD na placa de sistema da gaveta e fechar o case com parafusos.