segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Receita Federal fiscaliza 2 depósitos atrás de notebooks importados irregularmente

Dois depósitos de lojas de informática do Recife estão sendo vistoriados nesta quarta-feira por fiscais da Receita Federal.O órgão investiga a venda de notebooks importados que teriam entrado no Brasil sem pagar impostos. A ação faz parte da Operação Gray que, além do Recife, acontece também em Brasília, Belém, Manaus, Fortaleza, Salvador, Belo-Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre. Ao todo, 62 estabelecimentos estão sendo vistoriados.

De acordo com o analista Jovany Sampaio Júnior a Receita federal chegou até estes depósitos pelo serviço de inteligência do órgão. “As investigações mostraram que produtos destes dois depósitos teriam entrado no Brasil irregularmente. Ainda não sabemos de onde estes produtos vinham, mas o Paraguai pode ter sido usado como ponte entre o Brasil e a Ásia, onde geralmente estes produtos são fabricados”, explicou.

Os produtos encontrados sem a comprovação do pagamento dos tributos de importação serão encaminhados para o depósito da Receita Federal e os proprietários terão um prazo para apresentar a documentação e retirar os produtos. “Se não for apresentada a comprovação dos pagamentos, o material será apreendido e os responsáveis irão responder criminalmente pelo crime de descaminho, além de pagar multa”, explicou Jovany.

Ao todo 196 fiscais participam da operação que foi batizada de Gray - cinza, em inglês - porque o mercado de produtos com entrada irregular é conhecido como “mercado cinza”.