terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mercados públicos contam com acesso à internet sem fio

Bolinhos de bacalhau, cerveja gelada e internet sem fio agora têm um ponto em comum: os mercados públicos do Recife. Há cerca de duas semanas os mercados da Madalena, Boa Vista e São José contam com zona wi-fi, que podem ser acessadas por qualquer pessoa com um notebook, um celular ou qualquer dispositivo móvel com acesso sem fio. O mercado da Encruzilhada também já tem o serviço há quase dois meses e o do Cordeiro deve receber nas próximas semanas. Além dos mercados, o Parque da Jaqueira também conta com zona wi-fi aberta.

Na manhã desta quarta-feira (05) o Pernambuco.com visitou os mercados da Madalena e da Boa Vista e o Parque da Jaqueira para testar os serviços. Com um laptop na mão, a primeira parada foi na Madalena, onde o serviço ainda foi pouco divulgado entre os comerciantes e usuários. A idéia, no entanto, é recebida com entusiasmo.

Para José Norberto, que tem um box no local há cerca de um ano, a internet wi-fi é mais um atrativo para os freqüentadores. “No fim de semana vem muitos jovens para cá, e acredito que eles vão gostar desta idéia”, diz o comerciante. Quanto à segurança dos usuários, ele também acha que não haverá problemas. “Aqui é tranqüilo”, afirma.

No Parque da Jaqueira, onde a internet sem fio chegou há cerca de dois meses, os usuários encontram uma conexão longe de satisfatória. O marcador de Wi-fi do laptop marca apenas duas barrinhas verdes – o que significa que o sinal é fraco. Para entrar num site é preciso esperar. E esperar.

No mercado da Boa Vista, no centro do Recife, a situação é bem melhor. Mas a velocidade está longe de ser satisfatória – somente 54Mbps, algo mais próximo das conexões discadas do que das de banda larga. Os usuários, contudo, não reclamam. “Tenho dois clientes que sempre trazem computador para cá. Um deles até já disse que estava pensando em tirar o serviço de internet que ele usa e ficar usando só o daqui”, conta seu Lenilson, dono de um bar no mercado da Boa Vista.

Mais sucesso faz os dois computadores instalados na sala de administração. Com webcam e acesso liberado a sites como Orkut e YouTube, os computadores podem ser utilizados por qualquer pessoa. “Achei um serviço muito interessante e desde que passou a funcionar, há cerca de um mês, venho sempre para checar meu e-mail e pesquisar sobre cinema, que gosto muito", conta Otacílio Santana, 28 anos, funcionário do mercado enquanto lê uma resenha sobre o novo filme de James Bond. O mercado da Encruzilhada também conta com dois computadores para o público.

De acordo com o presidente da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), Alexandre Sena, dentro de duas semanas o mercado do Cordeiro vai estar com internet. "O mercado já foi inaugurado, mas estamos fazendo a capacitação dos permissionários", explica Sena.

Serviço
Os mercados funcionam das 8h às 18h, horário em que o usuário terá acesso ao sistema wireless.
Os terminais de computadores estão disponíveis das 8h às 16h.

Por Maria Carolina Santos, da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR