terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Vírus Conficker já infecta mais de 15 milhões de PCs

O malware Conficker, também conhecido como Kido ou W32.Downadup, é uma das pragas digitais com maior capacidade de proliferação dos últimos anos, declarou a Symantec em nota oficial. Segundo a F-Secure, a praga já se disseminou para mais de 15 milhões de máquinas pelo mundo - e a estimativa ainda é considerada conservadora.

Especialistas da Symantec apontam que o código tem atacado em maior grau máquinas com os sistemas Windows XP SP2 e Windows 2003 SP1 que ainda não foram atualizadas, trazendo problema principalmente para pequenas e médias empresas, bem como organizações que ainda não corrigiram seus sistemas.

Há relatos de que mesmo o Windows Vista esteja vulnerável, contrariando o que se acreditava até semana passada. Ainda assim vale lembrar que o Conficker não ataca alvos específicos, já tendo se disseminado para mais de 15 milhões de máquinas do mundo inteiro, segundo estatísticas tidas como conservadoras pela F-Secure, conforme noticiou o site Telegraph.

Todavia, de acordo com diversos analistas, esse número é extremamente conservador e a capacidade de proliferação da praga é tão alta que pode atingir mais de 300 milhões de máquinas até o fim de janeiro.

Só no Reino Unido, em que no começo da epidemia o problema se alastrou inclusive para uma rede de cinco hospitais, é estimado que mais de 3 mil organizações tenham sofrido algum tipo de infecção pelo Conficker.

Entre os problemas causados pelo verme digital, que até então tem risco classificado como baixo pela McAfee, está o impedimento de acesso à rede.

O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou nota informando que alguns de seus maiores servidores e muitas estações de trabalho estão infectados. O verme digital se espalhou por escritórios administrativos e até mesmo em sistemas a bordo de submarinos e navios da Real Armada.