quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Programa leva internet banda larga à escola de Jaboatão

Todos os 184 municípios de Pernambuco deverão ser contemplados no programa Gesac, com quantidades diferentes de pontos de inclusão digital. Recife, por exemplo, terá apenas três, enquanto Olinda vai contar com seis lugares para acessar a internet banda larga. A cidade mais contemplada em quantidade de pontos de presença é Petrolina, com 21. Na Região Metropolitana do Recife, Jaboatão dos Guararapes, conta apenas com um local integrante do programa, a Escola Compositor Luiz Gonzaga, no bairro de Marcos Freire.

No entanto, a antena para captar os sinais dos satélites da Embratel não é novidade na escola pública onde estudam 960 alunos atualmente: o lugar é um dos 5,5 mil pontos já instalados no Brasil. Segundo a diretora da unidade, Maria Aparecida Ramalho, o colégio integra o programa há mais de quatro anos, usufruindo de acesso à internet em alta velocidade desde então, num laboratório com oito computadores. Os micros ficam disponíveis para a população dentro do programa Escola Aberta, que ensina informática básica nos fins de semana.

“Temos um alto índice de aprovação dos alunos, inclusive pelo trabalho que desenvolvemos junto à comunidade. Além disso, tivemos uma boa média na Prova Brasil (avaliação do Ministério da Educação para o ensino básico)”, enumera os motivos que fizeram da escola o único ponto contemplado pelo Gesac no município.