quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PE vai ganhar 526 pontos de inclusão digital


Os brasileiros vão contar com um total de 12 mil pontos de acesso à internet banda larga - hoje, a oferta é de apenas 5,5 mil locais -, com prioridade para comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e áreas onde as redes de telecomunicações não conseguiram chegar. No último dia 26, o Governo Federal assinou contrato com o consórcio liderado pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), que vai ampliar o número de conexões via satélite. Do total de locais contemplados no programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), quase a metade (5.917) está no Nordeste - sendo 526 em Pernambuco. Os pontos de inclusão digital do Gesac são locais abertos ao público com micros, impressoras e acesso gratuito à internet, compostos, na maioria, por telecentros e escolas públicas.

“Os endereços foram fornecidos pelo Ministério das Comunicações (MC). Há uma grande quantidade de computadores sendo instalada em várias partes do País para o projeto”, frisa a diretora executiva da Embratel, Maria Teresa Azevedo. Segundo ela, o projeto é “um dos maiores de acesso à internet em implantação na América”.

Conexões de velocidade entre 256 Kbps e 8 Mbps, dependendo da estrutura local, serão possíveis graças a uma antena de satélite instalada no ponto de presença conectada a uma espécie de modem que recepciona e transmite os sinais. Serão utilizados dois satélites lançados no fim do ano passado e em abril de 2008 pela Embratel, o Star One C1 e o Star One C2.

Formado pela Embratel e mais três operadoras, o Consórcio Conecta Brasil Cidadão venceu a licitação com um valor mensal de R$ 3,3 milhões por 14 meses, que é o prazo máximo de execução do projeto. Ou seja, em outubro de 2009, todos os 12 mil pontos deverão estar prontos para o acesso da população. Na opinião de Teresa Azevedo, as exigências do MC foram rigorosas. “Eles queriam uma solução de qualidade, segura, que pudesse ser usada durante o ano todo sem interrupções nem falhas. E a Embratel apresentou a melhor ferramenta”, defende a diretora executiva.

Serviço
www.gesac.gov.br