
Só com gastos diretos em tecnologia, a China investiu cerca de US$ 500 milhões para que tudo corra bem nos 17 dias de competição e nos 302 eventos esportivos das 31 modalidades dos jogos. Envolvidos em tudo isto estão 10 mil atletas e 70 mil voluntários, além de um público esperado de quatro milhões de espectadores nos centros esportivos das sete cidades onde serão realizadas as provas. Para gerenciar e monitorar toda esta quantidade de eventos e de pessoas, as empresas de tecnologia da informação (TI) se preparam há pelo menos dois anos, com testes e simulações de provas. À frente de toda a estrutura tecnológica envolvida nas Olimpíadas está a francesa Atos Origin, integradora e prestadora global de serviços de TI e patrocinadora do programa de marketing do Comitê Olímpico Internacional.
A Lenovo, parceira da Atos Origin, fornecerá cerca de 13 mil computadores, entre PCs de mesa, notebooks e servidores, que estarão interligados a outros 15 mil equipamentos e sistemas de empresas como Kodak, Samsung, Panasonic, Omega, Ericsson, Microsoft, Oracle e China Mobile. São estes softwares, computadores, cronômetros, telões, impressoras, câmeras e redes de comunicação gerenciados por milhares de pessoas que determinarão o bom andamento das competições.
Na parte de vídeo, a Olimpíada de Pequim será a primeira a ser 100% gravada e transmitida em alta definição. A Pequim Olympic Broadcasting firmou contrato com a Panasonic para o uso dos equipamentos da série DVCPRO P2 HD como sistema oficial de gravação dos jogos. Isto significa imagens HD de 1080p para as emissoras detentoras dos direitos de transmissão ao redor do mundo. Para aproveitar toda esta tecnologia com qualidade máxima será necessária uma televisão Full HD e um conversor de TV digital. Aqui no Brasil a detentora dos direitos de transmissão das Olimpíadas de Pequim é a Rede Globo.
Na internet e através dos celulares, os direitos exclusivos de transmissão das Olimpíadas para a América Latina ficaram com o portal Terra. O site oficial do evento dentro do Terra entrou no ar no dia 1º de agosto e conta com 13 canais simultâneos para transmitir os jogos ao vivo e sob demanda, com cobertura 24 horas por dia. São 200 profissionais trabalhando neste sentido, dos quais, 25 estarão na China enviando conteúdo. Além da parte multimídia, o portal também estará hospedando blogs de atletas, jornalistas e comentaristas.