Usando a tecnologia Silverlight, o site da NBC ofereceu um vislumbre do que futuros aplicativos da web poderão possibilitar, porque os usuários podiam assistir a até quatro vídeos simultaneamente ou acompanhar a ação por meio de um comentário online que corre ao lado do vídeo.
Mais de 40 milhões de usuários norte-americanos recorreram ao site da NBC para assistir a parte de suas 2,2 mil horas de cobertura ao vivo dos jogos de Pequim. Todos esses espectadores precisaram instalar o software Silverlight em seus navegadores, se ainda não o tinham.
Ao ampliar a base de usuários do Silverlight, a maior produtora de software do mundo está tentando conquistar os programadores, que vêem plataformas de web, a exemplo das tecnologias Silverlight e Flash, como nova maneira de transmitir poderosos programas via web que incorporem ricos recursos gráficos. No momento, essas plataformas estão principalmente reservadas a aplicativos multimídia como o popular site YouTube, do Google, que opera com tecnologia Flash.
"Isso está rapidamente se tornando uma maneira popular de construir aplicativos de próxima geração. Existe muito interesse em capturar a atenção dos programadores", disse Jeffrey Hammond, analista da Forrester Research. "É um negócio de grande porte."
Para a Microsoft, manter a lealdade dos programadores é especialmente importante em um período de fortes mudanças na maneira pela qual as pessoas adquirem software.
Depois de anos vendendo licenças de software a ser instalado no disco rígido da máquina do usuário, a Microsoft agora enfrenta diversos concorrentes que oferecem software como serviço gratuito via web, com custos bancados pela publicidade online.