Uma pesquisa do instituto Gartner prevê que o número de mininotebooks em todo o mundo se multiplique por 10 até 2012.
De acordo com a pesquisa, divulgada nesta terça-feira, existem em todo o mundo 5,2 de mininotebooks, que são versões em tamanho ainda menor dos microcomputadores portáteis, com telas de 5 a 10 polegadas, também conhecidos como "netbooks".
A estimativa do instituto é que o número cresça 53 por cento em 2009, para algo como 8 milhões de equipamentos. Até 2012, entretanto, a previsão é que o total alcance 50 milhões de mininotebooks.
De acordo com o Gartner, são considerados usuários potenciais dos mininotebooks tanto aqueles que irão comprar o seu primeiro computador e buscam preços baixos como os que já o possuem e irão adquirir o segundo ou terceiro PC para si próprio ou para alguém da família.
O tamanho reduzido e a leveza —eles pesam, em média, um quilo— são os principais atrativos dos equipamentos, que têm como principais funções o acesso à Internet e ao email.
Os mininotebooks começaram a se tornar populares no ano passado com o modelo EeePC, da Asustek, de Taiwan, que criou modelos inicialmente destinados aos estudantes, mas que ganharam a simpatia de outros públicos.