quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Internet de graça

O autônomo Edmar Bandeira, 32 anos, tem um computador em casa mas ainda não tem condições de adquirir o serviço de conexão à internet banda larga. Estudando para concursos, até há pouco, ele utilizava internet discada, mas hoje prefere freqüentar uma das opções de acesso gratuito à internet banda larga do Recife, o Expresso Cidadão. O hábito de Edmar reforça a pesquisa da DataFolha, a pedido da F/Nazca, que constatou que 48% dos brasileiros adultos - com idade acima de 16 anos - que acessam a internet utilizam locais públicos, entre lan houses, escolas, faculdades ou postos de acesso. Por isso, a Folha procurou os lugares onde é possível utilizar de graça um PC com conexão banda larga. Para um estado com mais de 8 milhões de habitantes, as iniciativas de acesso gratuito à internet banda larga em Pernambuco ainda são tímidas. Mas, felizmente, as poucas opções disponíveis são, em geral, boas e conseguem atender parte da demanda dos usuários. As Bibliotecas Virtuais do Expresso Cidadão são alguns dos principais serviços do tipo. São quatro unidades no Estado: no Recife, seis PCs no bairro da Boa Vista e sete máquinas no Cordeiro, mais dez computadores em Olinda e dez no município de Petrolina.
Os espaços possuem conexão banda larga com velocidade de 2Mb e monitores LCD de 17 polegadas, além de serviços de gravação em mídia e impressão gratuitos com limites de páginas. Cada usuário só pode utilizar as Bibliotecas Virtuais duas vezes por semana, no máximo, com uma hora cada, “para dar chance ao atendimento de mais pessoas”, frisa o gerente de acompanhamento do Expresso Cidadão, Denys Paraíso. Só na Biblioteca Virtual do Cordeiro são atendidas de 90 a 100 pessoas por dia.
“É um espaço muito bom, deveriam existir mais como esse”, na opinião do concurseiro Bruno Marques, 28 anos. Marques costuma imprimir editais do concurso e quando falou com a reportagem, providenciava na Delegacia Interativa, serviço online da Secretaria de Defesa Social (SDS), uma Certidão Negativa para admissão em um emprego no Mato Grosso. Outras freqüentadoras da Biblioteca Virtual são as amigas Hevellin Albuquerque e Bruna Raphaela, ambas com 17 anos. No entanto, o interesse das estudantes é principalmente na rede de relacionamentos Orkut e no MSN Messenger. “Mas quando tem algum trabalho da escola, a gente faz”, lembra Hevellin.