segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Curso na área de qualidade de software


Com a missão de promover a melhoria da qualidade de software das empresas do ecossistema de Pernambuco, o SoftexRecife, em parceria com o SEBRAE-PE, apresenta o curso de Qualidade e Melhoria de Processos de Software. A capacitação acontece de 1º a 5 de setembro, no auditório do SoftexRecife, das 8h30 às 12h30, com carga horária de 20 horas. O curso é voltado para profissionais das áreas de desenvolvimento de software, em especial analista de sistemas, engenheiros de software, gerentes de qualidade, e também estudantes de Ciências da Computação.

O objetivo é difundir e aprofundar os conhecimentos na área de qualidade de Software e Melhoria de Processo de Software, apresentar os conceitos, requisitos e modelos de qualidade, a exemplo do CMMI e MPS.BR, e fornecer conceitos baseados nas melhores práticas do mercado mundial, abrangendo teoria e prática.

O programa é composto de quatro módulos: Introdução à Qualidade de Software (4h), Engenharia de Processo (8h), Garantia da Qualidade nos Principais Modelos (4) e Processo de Garantia da Qualidade e Ferramentas de Qualidade (4h). O instrutor responsável será Geovane Nogueira Lima, bacharel em Ciências da Computação pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) e pós-graduado em CMMI pela mesma instituição.


Mais informações e inscrições pelo telefone (81) 3224.4251 ou pelo e-mail joaocarlos@recife.softex.br .

Confira a ementa do curso:

Módulo 1 – Introdução à qualidade de software (4 h)

Motivação e conceitos fundamentais de Qualidade de Software;

Contextualização da qualidade de software no ciclo de vida de desenvolvimento;

Relação entre qualidade do processo e qualidade do produto

Benefícios da qualidade de software.Módulo 2 – Engenharia de processo (8 h)

Definição e conceitos de melhoria de processo de software,

Prevenção x detecção de defeitos.

Definição e documentação de processos de software.

Processo organizacional e adaptação de processo.

Módulo 3 – Garantia da qualidade nos principais modelos (4 h)

Visão geral do modelo CMMI e MPS.BR,

O processo de PPQA do CMMI e as áreas correlacionadas,

O processo de GQA do MPS.BR e as áreas correlacionadas,

Papel e responsabilidades do SQA,

Perfil do profissional de SQA.

Módulo 4 – Processo de garantia da qualidade e ferramentas de qualidade (4 h)

Papel e responsabilidades do SQA,

Perfil do profissional de SQA.

Processo e ferramentas de SQA.