segunda-feira, 7 de julho de 2008

Sites de fotos: ponha seu rosto num corpo famoso

Tão simples quanto tirar fotografias digitais deve ser a edição das imagens produzidas na câmera. É por isso que muitos sites na Internet transformaram-se em verdadeiros editores de imagens, só que leves, divertidos e fáceis de usar - como por exemplo o FACEinHOLE (http://faceinhole.com), em que é possível montar o próprio rosto no corpo de alguma celebridade com apenas alguns cliques.

Para os usuários que gostam de mexer bastante em suas próprias fotografias, selecionamos alguns sites e programas fáceis de usar que contam com recursos mais do que suficientes para gerar imagens com chances de sucesso nas comunidades virtuais.

Sites de edição de fotografias

O próprio FACEinHOLE, mais focado na zoeira do que no tratamento de imagens, foi feito para quem tem vontade de dispensar as etapas mais detalhadas e partir direto para o resultado final: escolhe-se o corpo de alguém famoso e cola-se a foto do próprio rosto para ver como fica. O serviço é fácil e só pede a criação de uma conta para liberar a brincadeira, que inclui diversas personalidades do mundo do cinema, da televisão, do esporte, da música e até famosas capas de revista à disposição dos usuários. Com o espaço vazio da "cara em branco", que não exige tanta criatividade para ser preenchido, o internauta transforma-se em poucos segundos numa modelo, usando corpos como o de Kate Moss, ou em ídolo de jovens roqueiros com o corpo de Ozzy Osbourne, por exemplo. O endereço do FACEinHOLE é http://faceinhole.com.

Seguindo a mesma proposta, no PikiPimp (www.pikipimp.com) o usuário pode brincar à vontade alterando diversas partes do próprio rosto ou o de amigos: vale inserir cabelos, barbas, bigodes, olhos e dentes e também colocar chapéus, óculos, enfeites natalinos e até tatuagens na imagem. Assim que ficam prontas, elas podem ser inseridas numa galeria pública e comentadas por todos. O PikiPimp é grátis e também oferece recursos básicos de tratamento de imagem, como recortar, colar, girar e redimensionar.

Aqueles que procuram soluções voltadas a retoques podem optar pelo site FotoFlexer (http://fotoflexer.com), que se apresenta como o mais avançado editor de imagens online, com opções até para o conserto de imperfeições da pele. Para editar as imagens, basta fazer o upload da foto e cumprir as etapas até a publicação da nova figura. É preciso estar registrado para usar o serviço.

Já no Taaz (http://www.taaz.com/) a proposta é um pouco diferente, rendendo diversão às usuárias interessadas por beleza. Com um banco repleto de tipos de cabelos, olhos, pele, acessórios e jogos de maquiagens, o site permite que a internauta prestes a freqüentar um salão de estética construa um novo visual a partir de sua foto. O serviço é um bom aliado na hora de mudar a aparência e, para ajudar nas criações, o Taaz também disponibiliza galerias com imagens de celebridades como referência. É gratuito, mas exige registro.

Quando o foco é arte, no Dumpr com poucos cliques o usuário sobe a imagem que quer alterar, seleciona o efeito desejado, salva, manda por e-mail, publica em blogs ou imprime. O resultado são montagens em mosaicos, transformação da fotografia em desenhos e até inserção da figura em ambientes de museus. O endereço do site é www.dumpr.net e efeitos especiais mais poderosos só são liberados com a assinatura do serviço.

Idéias para comemorar ocasiões especiais também não podem faltar. Em sites como o iBubble, o que atrai é a criação facilitada de cartões comemorativos engraçados. Para compor, basta subir uma ou mais fotos e brincar sobre elas escolhendo objetos, temas e cenários diferentes de acordo com os motivos, como aniversários, nascimentos e festas de final de ano. Começar a zoeira é fácil: o internauta entra no site, faz o upload da imagem, seleciona o tema, mescla os objetos e finaliza enviando a imagem por e-mail à pessoa que vai receber o cartão. O endereço é www.ibubble.com e não é necessário registro.

Outro exemplo que une rapidez e facilidade de uso é o site PikiFx, em que o usuário vê uma espécie de resumo do potencial do serviço logo ao entrar: pegando uma fotografia como exemplo, um gráfico mostra que em até quatro minutos ela já está tratada e pronta para ser enviada por e-mail. As brincadeiras vão do simples aumento de brilho na cena à inclusão de bordas, textos e efeitos de desenho animado. Para começar a utilizar o PikiFx basta fazer o upload da foto ou apontar a URL da imagem. O endereço é www.pikifx.com.

Concorrente do PikiFx, o Picnik, totalmente online, não exige registro e permite correções das imagens de forma simplificada, com apenas um clique. Basta abrir o navegador, digitar o endereço picnik.com e começar a manipular as fotografias. Quem não ficar satisfeito com o resultado "fácil" pode contar ainda com recursos de tratamento mais avançados, como efeitos especiais, inclusão de fontes e ajustes de cor e tamanho. Aceito em Mac, Windows e Linux, o Picnik também pode se integrar ao browser com o download das extensões para Internet Explorer e Firefox.

Para finalizar as sugestões de sites de edição de fotografias, o Wiredness (wiredness.com) faz o usuário sentir que está mexendo em um programa de edição de imagens, com menus organizados em barra. À medida que os recursos são solicitados, eles vão aparecendo em janelas de forma rápida e organizada, como se fossem ferramentas. Não pede registro e pode ser usado gratuitamente.