O site de relacionamentos mais popular no Brasil, o Orkut, assustou um pouco seus usuários no fim da tarde de segunda-feira (21) até a manhã de terça. Uma manutenção, para retirar perfis falsos e conteúdo ilícito - após exigência do Ministério Público e a CPI da Pedofilia - deu a impressão que várias senhas haviam sido roubadas e o perfil dos usuários modificados. Aos poucos, recados e comunidades também se apagavam e pediam um novo login para os usuários acessarem. Por fim, o site passou a exibir em sua área de login a mensagem “Opa! Estamos no meio de uma manutenção temporária do site. Volte em alguns instantes. Pedimos desculpas pelo transtorno”.
O impacto do Orkut no cotidiano da internet brasileira já é tanto que, ao entrar em manutenção, alguns sites de tecnologia passaram a especular que o site só voltaria a funcionar em setembro. No entanto, a equipe do Orkut mandou um comunicado oficial no fórum que o Google mantém sobre o site no formato de lista de discussão. “Nossos engenheiros estão trabalhando no momento para resolver essa situação. Lamentamos o inconveniente que isso possa causar e esperarmos que vocês estejam conosco quando voltarmos!”.
O Orkut voltou a funcionar normalmente na manhã da terça-feira (22/07), sem afetar ou comprometer o perfil de nenhum usuário.