Não demorou muito, após o lançamento do novo iPhone 3G no dia 11 de julho, para que surgissem notícias de hackers desbloqueando o aparelho. Os primeiros, por sinal, foram brasileiros. Mas no lugar de críticar e demonizar os hackers, a Apple decidiu reconhecer o mérito e contratar quem entender dos erros no sistema criado pela empresa de Steve Jobs.
A vaga está sendo oferecida no site da Apple com o título de “Engenheiro de Segurança para iPhone” (iPhone Secuity Engineer). Na descrição do cargo, diz que o candidato terá “uma grande participação no desenvolvimento de sistemas operacionais da Apple”. Mas o que chama atenção são os pré-requisitos, que vão de “paixão por desenvolver sistemas a prova de ataque e engenharia reversa em segurança”.
Uma das principais críticas que o aparelho de telefone da empresa da maçã recebeu foi justamente dos furos no sistema operacional. Mas numa lógica inversa ao ditado de que o crime não compensa, decidiu convidar seus críticos a trabalhar em novas soluções. O iPhone 3G começa a ser vendido no Brasil ainda neste segundo semestre pelas operadoras Claro e Vivo.