Uma pesquisa anual da McAfee mostra que os sites com sufixo .hk, de Hong Kong, são hoje os mais perigosos da web.
O relatório Mapping the Mal Web Revisited, liberado esta semana, mostra que 19,2% de todos os sites terminados em .hk representam alguma ameaça de segurança para os internautas. O número 2 da lista dos mais perigosos é a China (.cn), com 11% dos sites, seguido por Filipinas (.ph), Romênia (.ro) e Rússia (.ru).
No lado oposto, os sites mais seguros são os da Finlândia (.fi), que mantém a mesma posição desde a pesquisa do ano passado, com apenas 0,05% dos sites classificados como perigosos. Em seguida, vêm Japão e Noruega.
O estudo também mostra que ocorreram significativas variações entre a pesquisa do ano passado e a atual. O risco nos sites filipinos, por exemplo, cresceram 270%. Tokelau (.tk), ilha do Pacífico Sul que foi a mais perigosa em 2007, tornou-se consideravelmente mais segura. Entre os países europeus, os riscos na Espanha aumentaram 91%.
Além dos domínios claramente identificados com países, a McAfee também analisou domínios genéricos, como os que têm sufixo .net ou .info. Entre esses, os mais perigosos são os .info, nos quais 11,8% dos sites oferecem algum tipo de malware.
Segundo a McAfee, a pesquisa cobriu um total de 9,9 milhões de sites, em 265 países. A ferramenta de análise foi o SiteAdvisor, da própria empresa.
Carlos Machado, da INFO
Para mais informações visite: Cia. do Software